
Campina Grande celebra, no próximo sábado, 11, seus 161 anos de elevação à categoria de cidade (emancipação). Para marcar a data, uma ampla programação cultural foi preparada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), através de uma ação intersetorial. O Parque Evaldo Cruz e o Parque do Povo vão receber diferentes segmentos artísticos e culturais visando oferecer uma programação diversificada, capaz de agradar a todos os campinenses e visitantes.
Iniciando já nesta quinta-feira (9), a partir das 19h, o Anfiteatro do “Evaldo Cruz” recebe o Cine Cultural: Mostra de Cinema Campinense, uma realização que conta com parceria e curadoria do Muído Festival de Cinema e da Tronxo Filmes.
Na ocasião, em parceria com a Secretaria de Educação, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino foram convidados a assistir às obras, em uma iniciativa que evidencia a importância da arte e da cultura como instrumentos fundamentais na formação desses alunos.
A programação reúne produções que retratam a história e a identidade de Campina Grande ao longo das décadas, incluindo Crônica de Campina Grande (Machado Bittencourt, 1975), Um dia na vida do cantador (Machado Bittencourt, 1978), Hoje Tem Espetáculo? (Leandro Alves, 2010), A Alma das Ruas (Jaime Guimarães, 2013) e Habeas Pinho (Aluízio Guimarães e Nathan Cirino, 2025).
Os filmes
A Alma das ruas (2013)
As ruas têm alma, afirmava o jornalista e cronista carioca João do Rio. Este documentário traz uma livre adaptação da obra do escritor e capta a essência das vias centrais da cidade de Campina Grande, localizada no interior da Paraíba.
Direção: Jaime Guimarães
Hoje tem espetáculo? (2010)
Palhaço é sinônimo de felicidade, risadas, brincadeiras e palhaçadas. Mas o que há por trás da face do palhaço? “Hoje tem espetáculo?” apresenta a história desses homens contada por eles mesmos, pelo palhaço sem a maquiagem.
Direção: Leandro Alves
Crônica de Campina Grande (1975)
Documentário que registra um pouco de como era a vida em Campina Grande há 50 anos, em 1975 e particulariza a construção de três importantes equipamentos culturais: o obelisco do Açude Novo, o Museu de Arte Assis Chateaubriand (que hoje é a Secretaria de Cultura de Campina Grande) e o Museu do Algodão, na Estação Velha.
Direção: Machado Bitencourt
Um dia na vida do cantador (1978)
O documentário mostra um dia comum de um cantador citadino, José Gonçalves, com suas conquistas, amizades e experiências. Há registros de espaços da cidade de Campina Grande na década de 70, como o bar do Genival no Centro e o bairro de Bodocongó.
Direção: Machado Bitencourt
Habeas Pinho (2025)
Por violar o sossego público nas madrugadas paraibanas dos anos 1950, um seresteiro tem seu violão apreendido pela polícia. Apenas um advogado poeta será capaz de liberar o violão através da poesia.
Direção: Aluízio Guimarães e Nathan Cirino
Produção executiva: Gal Cunha Lima
A programação se estende até o domingo (12), Dia das Crianças, com atrações especiais para a criançada. Confira na íntegra:
Sexta-feira | 10/10
16h – PP Food Festival
17h – Feira de Artesanato
19h – Na Batida do Vinil, com DJ Jeff
20h – Gitana Pimentel
22h – Varal de Cabaré
Sábado | 11/10
9h – Turma da Tia Rosita
16h – PP Food Festival
16h – Feira de Artesanato
16h – Grupo Imaginart, com Patrulha Canina
17h30 – Filarmônica Epitácio Pessoa
20h – Quinteto Violado
22h – Show “Campina, a cultura que a gente faz”, com Edra Veras, Diego Sensualizarthy, Welly Pontes, Flávio Riff, Verônica Ryos, Alex Brasil, Clarissa e Micaella, Savanna Aires, Aylton Lenny, Adília Uchôa, Augusto Arruda, Eloisa Olinto, Pepysho Neto, Tony Dumond, Marco, Renatinha Furacão, Diomedes Filho, Stella Alves, Ananias do Acordeon, Júnior Meneses, Mariana Silva, Lucas Barreto, Nicacia Brasil e Erika Marques.
Domingo | 12/10
8h – Apresentações infantis e distribuição de guloseimas
16h – PP Food Festival
16h – Feira de Artesanato
18h – Ian Sanfoneiro, com participação da Junina Arraiá do 40.
Plenarioemfoco / Codecom