
Neste dia 11 de outubro, Campina Grande, a Rainha da Borborema, celebra seus 161 anos de emancipação política. Mais do que uma data no calendário, é um momento para celebrar a história, a força e, acima de tudo, o espírito acolhedor desta metrópole incrustada no Planalto da Borborema.
Berço de tropeiros e ponto nevrálgico do comércio, Campina Grande se transformou em um verdadeiro polo regional. É a cidade que socorre e cura, abraçando em seus serviços de saúde mais da metade dos municípios circunvizinhos. É aqui que o futuro é desenhado, com mais de duas dezenas de faculdades e universidades que a consagram como um celeiro de tecnologia e inovação no Nordeste.
A cultura pulsa em Campina. Reconhecida mundialmente como a terra “O Maior São João do Mundo”, ela esbanja gastronomia, ritmos e alegria, atraindo milhões em uma celebração de pura democracia popular. Sua religiosidade, líder e forte, convive em harmonia com encontros ecumênicos e o vibrante “Carnaval dos Que Ficam”, provando que a tradição e a modernidade caminham lado a lado.
A cidade pode ser “precoce” em sua pujança, mas seu povo é resiliente. Diante dos desafios, os campinenses mostram uma força inabalável. A máxima é clara: “Vivemos com pouco, atendemos a muitos, e somos felizes quando o quesito é atender bem sem olhar a quem.”
Campina Grande é um farol que ilumina o Agreste, um ponto de convergência de vidas e sonhos. Que neste aniversário, sua gente mantenha-se firme e forte, garantindo que a promessa contida em seu nome seja eterna: Campina nunca deixará de ser, Grande!
Parabéns, Campina Grande, pelos seus 161 anos!
Edson Di Souza – Plenarioemfoco