Serão ofertadas as vacinas contra a Influenza para todas as pessoas a partir de seis meses de vida e contra a covid-19 para todos os grupos, de acordo com a idade, também a partir de seis meses. Será oferecida também a Bivalente, para pessoas a partir de 18 anos e imunossuprimidos e pessoas com comorbidades de 12 anos acima. Além disso, haverá oferta de imunizantes do HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos e da Meningite para adolescentes de 11 a 14 anos de idade, como também para profissionais de saúde e da educação.
E nas quartas-feiras acontecem as ações na Vila Sítio São João, das 17h às 21h30. Os interessados podem tomar a vacina e ganham um passaporte para entrarem no sítio, gratuitamente. Durante todo o mês de festividades, outras ações vão ser desenvolvidas em espaços como os distritos de São José da Mata, Galante e Catolé de Boa Vista para ofertar a vacinação durante os festejos juninos.
A campanha une o Zé Gotinha aos personagens da festa junina de Campina Grande nessa edição especial de 40 anos, que são o Sabugildo e a Milharilda. Os personagens do Maior São João do Mundo e o Zé Gotinha são contemporâneos, nasceram nos anos 1980, com missões diferentes, mas que agora se juntam em torno de Vacinação e do São João. Além disso, O Forró de Zé Gotinha remete a símbolos da nossa festa, como O Forró de Zé Lagoa e O Forró de Zé Bezerra.
Na semana passada, a Prefeitura de Campina Grande adquiriu 30 novas câmaras frias para equipar as salas de vacina do Município. O trabalho da imunização em Campina Grande foi reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância (UNICEF), que destacou a ação da Busca Ativa Vacinal (BAV) no seu relatório anual de 2023.
A BAV é uma estratégia desenvolvida em cinco municípios brasileiros que leva a vacina até as casas das pessoas, bem como a espaços públicos. Alem da BAV, Campina Grande criou a ação “Carro da Vacina”, com imunização volante, e realiza diversas campanhas ao longo do ano. Outros avanços foram a reabertura e expansão das salas de vacina, a construção da Rede de Frios e a compra de câmaras frias para armazenar os imunizantes.
Redação/Codecom