Com a decisão da Justiça mudando as regras para o uso de anestesia em consultórios dos dentistas, muitos profissionais procuraram a vereadora Fabiana Gomes (PSD), que é odontóloga, para entender mais do assunto.
A decisão da Justiça Federal se refere à sedação com remédio controlado, em que o paciente pode ficar inconsciente durante a consulta, geralmente em cirurgias e implantes odontológicos.
A vereadora explica que a utilização de anestesia continua sendo realizada normalmente. As mudanças serão na sedação com óxido nitroso. Ainda destacou a diferença entre anestesia, analgesia e sedação.
A sedação consciente é feita por meio da inalação dos gases — óxido nitroso e oxigênio. Uma máscara é colocada no paciente para que ele respire a mistura gasosa dando início ao processo de sedação. A sensação de relaxamento é imediata, mas permite que a pessoa continue acordada e mantenha os reflexos e as respostas aos estímulos físicos e verbais. Não existe contra indicação absoluta para o uso do óxido nitroso, sendo um excelente meio de sedação, inclusive para pacientes especiais.
Em procedimentos em que a anestesia é menos complexa, como uma obturação, nada vai mudar. A decisão da Justiça Federal se refere à sedação com remédio controlado, em que o paciente pode ficar inconsciente durante a consulta, geralmente em cirurgias e implantes odontológicos.
Analgesia – as drogas usadas têm o objetivo apenas de aliviar ou minimizar a dor. Ou seja, elas provocam a ausência ou o amortecimento da dor sem perda de consciência. Anestesia – são usadas drogas anestésicas no paciente para que o cérebro dele não reaja à dor durante um procedimento cirúrgico.
Fabiana destaca ainda que os pacientes podem ficar despreocupados, pois a anestesia continuará sendo utilizada nos procedimentos odontológicos. A sedação a partir de agora seguirá as regras do Conselho Federal de Medicina e que um profissional será responsável pela sedação e monitoramento do paciente.
Redação/Divicom