
O primeiro dia de matrículas para novatos na Rede Municipal de Campina Grande registrou uma procura expressiva. Somente na terça-feira, 20, foram confirmadas 2.894 matrículas, número que representa mais da metade do total efetivado ao longo de todo o período de matrículas de 2025, quando foram registradas pouco mais de 5 mil novas entradas. Boa parte desse público migrou de escolas particulares para a rede pública. Para 2026, no geral, estão sendo ofertadas 41.596 vagas nas unidades municipais e 8,3 mil vagas seguem disponíveis.
Ao todo, 829 crianças que estudavam em instituições particulares passaram a integrar as unidades educacionais mantidas pelo município já no primeiro dia e a previsão é que esse número cresça até o fim de janeiro. Para efeito de comparação, durante todo o período de matrículas de 2025 foram contabilizadas 1.480 transferências da rede privada, enquanto em 2024 esse número foi significativamente inferior, com 457.
Em 2026, o total confirmado apenas no primeiro dia já ultrapassa 50% das matrículas de novatos registradas em todo o ano de 2025, evidenciando um aumento considerável na procura logo no início do calendário.
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) esclarece que, apesar da alta demanda, ainda existem 8,3 mil vagas disponíveis. Deste total, 5.644 vagas são destinadas aos anos iniciais, do berçário I ao 5º ano; 1.773 vagas para os anos finais, do 6º ao 9º ano; e 961 vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As matrículas são feitas de forma presencial nas escolas.
As famílias podem acompanhar a disponibilidade de vagas por meio da página oficial, atualizada de hora em hora durante o período de matrículas, no endereço https://matriculas.simplisoft.com.br/quadro-de-vagas.
O período de matrículas segue aberto até o dia 30 de janeiro, o que indica a possibilidade de crescimento ainda maior nos números registrados.
Plenarioemfoco / Codecom
