Na tribuna da Câmara a vereadora Fabiana Gomes (PSD) fez o registro do programa ‘Sorrir Campina’ que fez a entrega de 142 próteses dentárias pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde. A entrega aconteceu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Centro de Saúde Francisco Pinto, no Centro da cidade.
Ela afirmou que “é importante para mim enquanto profissional de saúde bucal. Uma prótese dentária devolve a dignidade às pessoas como também o bem-estar geral. Estou muito feliz com o trabalho que está sendo realizado pelo setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde”.
A saúde bucal é o cuidado com os dentes e com a boca de forma completa, desde o aspecto estético que faz parte do sorriso até a estrutura e a funcionalidade de todo o aparelho mastigatório. Sendo assim, cuidar da saúde bucal é importante para a autoestima, para a conservação dos dentes e para o bem-estar geral.
Já a higiene bucal é o conjunto de práticas que garantem a saúde dos dentes e da gengiva, favorecendo um sorriso saudável e um hálito puro.
Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.
Plano Municipal de Saúde Bucal – Em Campina Grande, desde 2021, a gestão do prefeito Bruno Cunha Lima tem investido na ampliação da Rede Municipal de Saúde Bucal, programa intitulado como Sorri Campina, numa versão local do programa Brasil Sorridente.
A Política Nacional de Saúde Bucal, conhecida como Brasil Sorridente, tem modificado a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). Esses serviços são ofertados em Unidades Básicas de Saúde, que são a porta de entrada do cidadão para o atendimento odontológico. Conforme a necessidade, o atendimento poderá ser realizado nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais.
Redação/Divicom